Perguntas mais frequentes

Baseada nas dúvidas mais comuns e frequentes de nossos clientes a respeito das joias e semi-joias confeccionadas em aço inox, a Astral disponibiliza uma série de temas e perguntas, com suas respectivas respostas, para os interessados em conhecer melhor esse material.

  1. Posso entrar no mar com minhas joias de aço inox?
  2. A joia de aço inox fica preta?
  3. A joia de inox descasca?
  4. Porque minha corrente de aço inox enferrujou?
  5. Porque meu brinco de aço inox me deu alergia?
  6. Qual a diferença entre aço inox e aço cirúrgico?
  7. Comprei um piercing de umbigo de aço inox e não sei porque o pingente enferrujou.
  8. Tenho um anel de aço inox com detalhe dourado. É ouro?
  9. Gosto do design das correntes em prata mas não encontro peças em inox igual.
  10. As pedras de cristal colocadas nas joias de aço inox caem com facilidade?
  11. Vocês gravam o nome em aço inox?
  12. O aço inox tem magnetismo?

………………………………………………………………………………………………………………………………….

1. Posso entrar no mar com minhas joias de aço inox?

Sim, porque o aço inox não sofre alteração em contato com a água salgada. Ele é um metal que resiste à salinidade e por isso sua joia não irá enferrujar nem escurecer em contato com o mar.

2. A joia de aço inox fica preta?

Não, porque esse tipo de aço é INOXIDÁVEL, portanto,  não oxida, o que significa que ele não fica preto.

3. A joia de inox descasca?

A peça que tiver detalhes dourados poderá perder essa cor depois de um longo tempo de uso, mas não escurecerá, nem descascará.

4. Porque minha corrente de aço inox enferrujou?

Provavelmente sua peça não era de aço inox, porque o inox tem alta resistência ao ferrugem. Você pode ter adquirido uma peça que foi feita ou em aço de CARBONO ou em aço inox RECICLADO, que contém outros metais misturados com o inox.

5. Porque meu brinco de aço inox me deu alergia?

Você precisa saber se comprou realmente um brinco de aço inox e se ele é do tipo antialérgico, que geralmente são os da série 300. Para as pessoas com orelhas excessivametne sensíveis recomenda-se usar o aço inox do tipo cirúrgico, em particular o  316L. Raros são os casos de pessoas que são alérgicas a esse tipo de aço.

6. Qual a diferença entre aço inox e aço cirúrgico?

O aço cirúrgico é um tipo de aço inox, usado na medicina para a confecção de próteses em cirurgia. Recentemente, o aço inox cirúrgico começou a ser utilizado na confecção de peças de joalheria, principalmente em brincos e piercings.

7. Comprei um piercing de umbigo de aço inox e o pingente enferrujou.

Se o pingente enferrujou é porque ele não é de aço inox, mas provavelmente de latão ou ferro fundido. Os piercings com esse tipo de pingente tem um custo baixo (8 a 15 reais, em média) e por isso, geralmente não são de inox. Um piercing com pingente de inox custa bem mais caro (cerca de 50 reais). Observe a diferença do metal do seu piercing e do pingente e verá como eles são nitidamente diferentes. Uma boa opção são os acessórios de silicone ao invés dos pingentes de metais inferiores, que não enferrujam nem irritam a pele.

8. Tenho um anel de aço inox com detalhe dourado. É ouro?

Para quem não consegue distinguir banho de ouro de outros banhos, talvez o melhor é ter uma ideia dos preços. Os aneis de aço inox com detalhes dourados custam em média 10 a 15 reais e nesse caso o inox foi imerso em óxido de titâneo. Quando o detalhe é em ouro, o preço é bastante superior a isso.  Mas vai depender também da quantidade de ouro utilizada o anel.

9. Gosto do design das correntes em prata mas não encontro peças em inox igual.

Isto ocorre porque esses dois tipos de metais tem constituições diferentes. Enquanto o aço inox é constituído de uma máteria bastante rígida, a prata é um metal maleável. Desta forma, certos elos ou qualquer outro detalhe fácil de ser moldado em prata não encontra a mesma maleabilidade em aço inox. Por outro lado, há formatos que se adequam melhor ao inox. O importante é saber valorizar a pecularidade de cada um.

10. As pedras de cristal colocadas nas joias de aço inox caem com facilidade?

Toda peça com pedras deve ser tratada com mais cuidado, evitando-se quedas e excesso de exposição a altas temperaturas, pois geralmente elas são coladas na joia. Aconselha-se também escolher uma peça em que as  pedras estejam presas em um certo tipo de “garrinha” ou aquelas em que o “buraco” onde se encontra a pedra não seja tão superficial. Esses detalhes garantem uma maior permanência dela em sua joia.

11. Vocês gravam o nome em aço inox?

É possível gravar em aço inox. No entanto, como o inox é um metal bem rígido, para que você obtenha uma gravação de qualidade, sem que as letras saiam “tremidas”, é  recomendável gravação em máquinas com sistema a laser e não com brocas.

12. O aço inox tem magnetismo? Atrai imã?

Os aços inoxidáveis da série 300 (austeníticos) não são magnéticos, mas ao passarem por processo de conformação mecânica, tornam-se parcialmente magnéticos. Este fato não implica em redução de sua qualidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s